quarta-feira, 27 de julho de 2016

Há Reino e reino

Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade" Mateus 5

Vivemos sob o diálogo de três reinos: animal, mineral e vegetal.

Nós, os seres humanos, pertencemos ao reino animal.

Somos, ainda, os chefes inquestionáveis, não só do reino animal, mas dos outros dois.

É inegável como o ser humano lida mal com a direção do seu próprio reino e dos outros, colocando-os em absoluto risco de funcionamento e sobrevivência.

Poluição na Baía de Guanabara, desastre de Mariana, Lava Jato, alta temperaturas em julho, atentado em Nice, Estado islâmico, 240 mil mortos só na guerra civil na Síria, falência dos Estados da federação... Escândalos, escândalos, escândalos.

Jesus Cristo nos sugeriu que clamássemos pelo vinda do Reino de Deus.

O reino de Deus guarda uma distinção profunda em relação ao reino dos homens, especialmente sobre três aspectos:

 1) Poder - Diferentemente do reino dos homens, que usa o poder para a exploração de seu semelhante, no reino de Deus todo poder é usado somente para servir ao ser humano.

 2) Justiça - No reino dos homens a justiça é usada em benefício aos mais favorecidos, contrariamente do Reino de Deus, que exerce a Justiça como espada em proteção, especialmente voltada aos desfavorecidos.

 3) Amor - O reino dos homens só conhece o amor romântico, que é lindo como o florescer de manhã da primavera, mas frágil como uma borboleta. Já o amor no reino de Deus é gratuito como leite materno; profundo como o mar; extenso como o universo e presente em nós, como a mulher grávida pode sentir o seu bebê.

Ore e clame, como o fez Jesus Cristo, pela vinda do Reino de Deus.

Um dia abençoado a todas e todos.